Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PÁGINA V

SAÚDE E BEM ESTAR

ASSOCIAÇÃO PSICOALCANCE

Núcleo de Apoio Psicológico

Psicoterapia Clinica - Para Crianças – Adolescentes – Jovens – Adultos - Terapia Pré-nupcial - Terapias para Casais - Orientação Sexual - Grupo de Convivência social - Terapia Oncológica - Terapia do Luto - Orientação Anti-Drogas - Encaminhamento para Clínicas de Recuperação de Dependentes Químicos - Orientação Profissional - Testes Vocacionais - Palestras Motivacionais - Palestras Empresariais - Palestras Escolares
Av. Afonso  Pena 726 - Sala 1306 - Centro - B. Horizonte -  MG
(31) 8675-4431 / 9877-0085
Email psicoalcance@gmail.,com

_________________________________________________________________________________
Afetividade

A afetividade é parte de nossa vida psíquica e para estudar o ser humano temos que considerar a importância dos afetos. Muitas vezes programamos uma forma de agir e quando nos deparamos com a situação fazemos tudo completamente diferente. Isto acontece porque os afetos interferem no nosso comportamento. Para algumas teorias, os afetos dão significado aos estímulos do mundo externo. A vida afetiva é composta por dois afetos básicos que são o amor e o ódio e que também estão juntos em nossas ações e pensamentos.
Ao falarmos em afetividade temos que considerar as emoções, que são expressões da vida afetiva e que são acompanhadas de reações breves e intensas do organismo em resposta de um acontecimento inesperado.
A emoção aparece acompanhada de fortes batimentos cardíacos e, por muito tempo, este fato fez com que as pessoas acreditassem que o coração fosse o lugar das emoções. Tremores, risos, choro, lágrimas, expressões faciais, jeito de falar e outras reações orgânicas também acompanham as emoções.
Cada cultura tem expressões diferentes para as emoções. Estas reações são descargas de tensão do organismo emocionado. Em toda cultura, além de acontecer uma estimulação para certos tipos de expressão emocional, há a repressão de outras. Os homens da nossa cultura, por exemplo, são “proibidos” de chorar, como se o choro fosse um sinal de fraqueza, e as mulheres são mais incentivadas a expressar o que sentem.
Estas reações são aprendidas através do que a cultura seleciona. Uma mesma reação pode expressar emoções diferentes e assim, por exemplo, podemos chorar de tristeza ou de alegria.
De acordo com as emoções que temos, diante de cada situação, podemos avaliar melhor o que nos acontece. Elas têm uma função adaptativa e também estão ligadas a uma possibilidade de linguagem, na medida em que podemos dizer ao outro o que sentimos, através delas.   
As emoções podem ser de raiva, nojo, medo, vergonha, desprezo, tristeza, alegria, empolgação, amor, paixão, atração e outras. Podem ser fortes, fracas, passageiras duradouras e podem mudar com o tempo, fazendo com que uma coisa que nunca nos emocionou passe a nos emocionar.
Podemos ou não saber definir que tipo de emoção estamos sentindo em determinadas situações porque, às vezes, a emoção é meio difusa.
Outra forma de expressão de nossa afetividade são os sentimentos, que são diferentes das emoções por serem mais duradouros, por não serem reações tão explosivas e pelas reações orgânicas que não são tão intensas.
Os sentimentos são mais amenos e podem ser a amizade, a ternura e outros. As manifestações de nossa afetividade estão presentes em tudo que fazemos.
________________________________________________________________________________

A Psicopatologia é o estudo sistemático do comportamento, da cognição e das experiências anormais; o estudo dos produtos de uma mente com transtorno mental. Isto inclui as psicopatologias explicativas, nas quais existem supostas explicações, de acordo com os conceitos teóricos (p. ex., a partir de uma base psicodinâmica, comportamental ou existencial, e assim por diante), e a psicopatologia descritiva, que consiste da descrição e da categorização precisas de experiências anormais, como informadas pelo paciente e observadas em seu comportamento. Elas podem ser:

Agorafobia - O que é? - A agorafobia é o comportamento de evitação provocados por lugares ou situações onde o escape seria difícil ou embaraçoso caso se tenha uma crise de pânico ou algum mal estar.

Alcoolismo - O que é? - O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as conseqüências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez). Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos. Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal.
Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.

______________________________________________________
- Fale o que você achou sobre esta sessão? Toda semana tem algo novo para ser lido e examinado.  Dê a sua sugestão.

PÁGINA XII

OUÇA E DIVULGUE
http://www.lognplay.com/radio.asp?cod_rad=6009

PÁGINA X

Gente social
Thayrine Nayra da Costa Januario, bisneta do grande escritor Jose Costa (ACEI), filha de Luiz Januário e Maris- tela Pereira Januário, aluna do Ferreira Bastos comemorou 15 anos no dia 01 de setembro, com muita festa.

Esclarecimento
A ADESITA presidida pelo empresário Rogério Hamilton enviou-nos uma nota esclarecimento justificando nossa falha em publicar na edição 433, que dizia naquela nota dez que o evento seria da responsabilidade total da ADESITA. O qual não é verdade, pois toda estrutura e organização do evento da 7ª FEIRA DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO seria da secretaria de Desenvolvimento Econômico através da Prefeitura Municipal de Itabirito.

Feira de Desenvolvimento
Muito bom o esclarecimento da ADESITA em afirmar que a responsabilidade do evento seria da Prefeitura, pois o evento estava marcado para acontecer dentro da Fabrica Velha. Íamos dar nota zero, afinal iria atrapalhar o Trânsito naquela região, porém o local foi interditado graças o LAUDO DOS BOMBEIROS de Ouro Preto, que não permitiu o acontecimento naquele local devido à estrutura do prédio está muito velha. E poderia causar um "colapso". Aliás, a Prefeitura que comprou aquele prédio já deveria tomar algumas providências sobre aquela estrutura.
M. Sitio “cada vez mais frustados” 
Divulgar mentiras esse é o papel da Prefeitura, desde o inicio do ano, o Prefeito e sua equipe andam falando a todos que iria asfaltar o bairro MEU SITIO. Os moradores vêm fazendo manifestação sobre isso. Recentemente, o jornal da Prefeitura colocou um titulo no plural dizendo que "As Ruas do bairro Meu Sitio recebem pavimentação" o que na verdade apenas uma rua, apenas a que liga o bairro Padre Adelmo. Depois pararam as obras de pavimentação e ninguém sabe o porquê, afinal, a verba é Federal. Conquistado pelo ex. prefeito Ju-ninho Salvador. De repente acabou o trabalho das  empreiteiras rápido faltando todo bairro para asfalta, porque será?
Bombeiros, “sem água”
Só para refrescar a cabeça de alguns, nossos bombeiros não tem culpa em fazer de tudo e não conseguir atender de acordo povo, afinal, não lhes possui estrutura. No dia que a- conteceu o incêndio no Supermercado Sacramento, se não fosse os vizinhos pegarem baldes e mangueira, poderia ter si- do pior.  Infelizmente, os bombeiros não possuem um veículo apropriado para apagar o incêndio e pior que nem os camin- hões "pipas" que fica molhando as ruas não atenderam à ur- gência, UMA VERGONHA! Engraçado que o Prefeito tem dinheiro para comprar veículo para as policias, uma obrigação do Estado. Enquanto isso tanto a Guarda Municipal co- mo os Bombeiros, não recebem ajuda para atender o povo.
Maria Célia, grande empresária se destaca a cada dia, ex-funcionária publica da extinta Minas Caixa, com sua competência e organização está presidindo o ROTARY CLUBE DE ITABIRITO.
Nota DEZ da semana
Quem não percebe que a cada mudança de governo Municipal sentimos uma diferença no slogan, exemplo disso antes era "CIDADE VIVA", hoje "A CIDADE QUE A GENTE FAZ". Essa transferência sempre acarretou o maior prejuízo aos cofres públicos, tudo tem que ser substituído, dos papeis timbrados a uniformes etc..., um projeto do vereador ILACY SIMÕES, poderá acabar com esse procedimento trazendo economia aos cofres públicos se passar no plenário da Câmara. O slogan só será usado em peças de publicidade da Prefeitura.      
Nota ZERO da semana
O desfile Cívico deixou a desejar em algumas coisas, mas na verdade o que mais chamou a atenção dos presentes foi à falta de ÂNIMO dos alunos do CET/CEFET realmente esta vão FORÇADOS a DESFILAR. Achamos o "cúmulo dos cúmulos" que esses alunos fossem obrigados a desfilar, pelas ruas e avenidas da nossa cidade daquele jeito. Fazer as coisas por OBRIGAÇÃO OU MÁ VONTADE demonstram "força da equipe organizadora do evento." Todo mundo que encontrei e esteve comigo assistindo reclamou. A FALTA DE ENTUSIASMO DOS ALUNOS. Esperamos que no próximo ano, não obriguem nenhum aluno a DESFILAR só para mostrar que foram...
Layla fazendo a festa no AÇAI
Desde que inaugurou sua lanchonete na Av Queiroz Junior, (Próximo a Prefeitura) Layla, filha do Claudio (paralama) está fazendo o maior sucesso com a fruta a nordestina, AÇAI que vem atraindo várias pessoas a saborear as diversas modalidades, principalmente, nesse calor...
Agradecimento
Agradecemos especialmente o empresário OTÁCIO da empresa SOUZA E BRAGA que patrocinou a ida das jovens, "GAROTA ESTUDANTES" no balneário Rio de Pedra dia 16 de agosto, para um dia de lazer...
Parabéns...
Parabenizamos a linda jovem Ana Lucia Santiago de Carvalho, orgulho dos pais coruja, Alexander Gonçalves de Carvalho e Dhelmara Lúcia Santiago de Carvalho. Lúcia completou no dia 30 de agosto, 15 anos, A família comemorou ao lado da jovem com muita alegria, e para fazer o coro de satisfação, estavam os avôs paternos (Dinho) Geraldo José de Carvalho ex-presidente do Itabirense e sua esposa Santa.

PÁGINA VIII

Independência e Novo Mandamento

Foi num 7 de Setembro, ano de 1959, que o jornalista e radialista Alziro Zarur (1914-1979) fez, em Campinas/SP, no Hipódromo do Bonfim, a Proclamação do Novo Mandamento de Jesus. O dia escolhido por ele não poderia ser mais apropriado. Quando se comemora a independência política de nosso país, necessário se torna, firmado no espiritualmente revolucionário Mandamento Novo do Cristo Ecumênico, o Sublime Estadista, convidar a população também a refletir sobre os preceitos apresentados por Jesus, estrutura pela qual podemos construir um mundo novo. Por quê?! Porque o governo da Terra começa no Céu. Não parece, mas é.

Tratado Divino
Toda nossa labuta nas Instituições da Boa Vontade, por um Brasil melhor e por uma Humanidade mais feliz, fundamenta-se neste Tratado do Novo Mandamento de Jesus, consoante o Seu Evangelho segundo João, 13:34 e 35; 15:12 a 17 e 9: “Novo Mandamento vos dou: Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros. (...) O meu Mandamento é este: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos. E vós sereis meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando. E Eu vos mando isto: amai-vos como Eu vos amei. Já não mais vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto aprendi com meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, fui Eu que vos escolhi e vos designei para que vades e deis bons frutos, de modo que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda. E isto Eu vos mando: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo. Permanecei no meu Amor”.

Súplica especial

Ó Jesus, cuja misericórdia nos sustenta! É um conforto para os Teus servidores fiéis saber que Tu nos escolheste. Então, urge corresponder à Tua escolha. E ela tem sido para que sigamos pelo mundo e realizemos bons frutos, “de modo que o nosso fruto permaneça”. Que revelação importante! Enaltecedora para os fiéis, os que se conservarem desse modo – “a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome (Jesus), Ele vos conceda”. Está aqui o segredo do nosso trabalho, da nossa perseverança, para que mereçamos estas palavras do Educador Celeste. Tu disseste: “Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo” – e em seguida Tu fazes um pedido. Imaginemos nós o Supremo Governante da Terra descendo até a nossa qualidade de espírito, tão inferior à Dele, e rogando pelo nosso próprio bem-estar físico e espiritual: “Permanecei no meu Amor.

PÁGINA XI

"Sexo Anal é pecado ou não ?

Muitas pessoas na Internet perguntam com freqüência sobre sexo anal, oral e outras coisas relacionadas com Sexo.
Você deve estar se perguntando o que um Artigo como esse está fazendo na sessão saúde ou esporte. Já sei talvez o Pastor Zico quer nos convencer que Sexo Anal é Esporte ou talvez que faz Bem a Saúde?
Muitos me perguntam sobre Sexo Anal. Principalmente os Jovens. Alguns por curiosidade outros por interesse ou por ter praticado, não sei qual o motivo das perguntas mais de uma coisa é certa eu Tenho a resposta.
"Pastor, qual a sua opinião sobre sexo anal?"
Eu respondo de acordo com a Bíblia. A posição da Palavra de Deus é muito clara quanto a esse assunto, não sendo necessário discuti-lo, ou ficar traduzindo palavras para o grego e para o hebraico para explicar. A Bíblia é muito clara com esse assunto, Romanos 1:26 - 27, vamos encontrar a resposta para isso:
"Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro."
O que está sendo dito neste texto é referente á relação com sexo anal e homossexual. A Bíblia é muito clara: orifício anal não foi feito para canal sexual, mas, sim, para uma outra função.
As pessoas que fazem sexo anal com freqüência, tal como os homossexuais, travestis, prostitutas e mulheres que são forçadas a tal pratica ficam com o esfíncter anal sem a sua tonicidade própria, tornando-se hipotônicos, em função do que, são obrigadas a usar absorvente todos os dias do mês, porque qualquer flato suja-lhes a cueca ou a calcinha. Assim sendo, homossexuais usam absorventes para evitarem que a cueca fique suja de fezes, porque o ânus perde a sua tonalidade. Isso é antifisiológico, até porque as fezes estão cheias de coliformes (germes gram-negativos) que no aparelho intestinal existem normalmente, mas que no aparelho urinário provocam infecções.
É por causa disto eu como pastor me debato contra o casamento de uma moça cristã com um rapaz incrédulo. Porque os homens incrédulos geralmente querem tal tipo de relação, enquanto uma mulher crente cheia do Espírito Santo, não aceita tal relacionamento. Desta forma, surgem problemas no casamento, com muita freqüência. A tristeza é maior quando vendo homens, que dizem ser evangélicos e freqüentam as igrejas, forçarem as suas esposas ao sexo anal, Sexo Anal além de ser pecado é também prejudicial á Saúde.

Pr.Anderson  Martins
 Assembleia de Deus Ministério de Nova Lima
Contatos:  fone: (31)96957130
 

PÁGINA IX

Incêndio destrói o supermercado Sacramento

Era por volta de 22h00 do dia 1º de setembro quando o supermercado Sacramento, localizado na rua João Pinheiro, bairro Santa Efigênia começou a pegar fogo. Não se sabe ainda se é um incêndio criminoso ou devido al- gum problema na parte elétrica do estabelecimento.  Será realizada uma perícia para saber a causa do incêndio. Segundo a proprietária, Vera Sacramento, pouco tempo depois de fechar o supermercado, vizinhos ligaram infor- mando sobre o incêndio. "Era por volta das 22h00, quando os vizinhos ligaram para falar que o supermercado estava pegando fogo. Entrei em contato com os Bombeiros, que chegaram rapidamente e evitaram uma tragédia ainda maior." Disse Sacramento. Antes da chegada dos bombeiros, vizinhos ajudaram a conter o fogo. Os Bombei- ros Municipais de Itabirito receberam apoio também dos Bombeiros de Ouro Preto e da Guarda Municipal. Os mesmos tiveram dificuldades em entrar no supermercado, porque os foguetes que estavam no estabelecimento começaram a estourar. Não houve feridos, somente danos materiais.

PÁGINA VII

PONTA DO LANCE

Com AZIZ FARID

Voltou a palhaçada do nosso governo com respeito à nova cobrança do CPMF para melhoria da saúde, acho muito interessante esta preocupa- ção com este crônico problema de uma nação grande e boba, pois existe uma solução, simples e que poderia ser bem aceita pelo povo.Vejam amigos, o que se gasta atualmente com, governadores, deputados e sena- dores que nada fazem para melhorar nossa nação, pois é simples reduzem em 50% as despesas públicas (que é um caso de polícia) e com esta fantástica solução iria sobrar dinheiro a rodo para melhorar a saúde. Es- tou errado? Aqui no nosso “torrão” tem uma frase que sempre diz “enquanto existir cavalo São Jorge nunca andará a pé” uma realidade que nunca irá mudar. Uma pena... Meus amigos, voces conhecem aquele slongam pornográfico que diz o seguinte: “comer mamãe, todo mundo quer, mas dá papai ninguém quer” pois esta é a grande verdade que os políticos gostam de fazer em suas administrações. Estou errado? Itabirito, recebeu domingo dia 04, uma centena de motoqueiros que fizeram no Al- to do Cristo, motocross. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura nada divulgou, pois não fiquei sabendo, que foi patrocinada por revenden- dores do ramo, são falhas que nos obriga a divulgar se foi anunciado não sabia, desculpem-me. Foi formada nova diretoria de julgamento da LIGA que estará divulgando e julgando as punições que acontecerão durante o campeonato de 2011. Presidente, Dr Paulo Barbosa, editores Honório Martins, Roberto Ribeiro (Beto Cabelinho), Aristides Camilo Filho, (Toco), Relator, Henrique Malheiros. Na Ponta do Lance deseja que os novos  membros não usem dois pesos e duas medidas, para que não cometam vexames como no ano passado, um absurdo, pois o Circulista recebeu uma punição totalmente errada, não lhe deram direito de defesa, são as- suntos que não concordo e foi um dos motivos da minha exclusão por sempre lutar pelas justas causas esportivas e que prejudicam o futebol local. A sexta rodada do campeonato teve estes resultados: Os jogos fo- ram no União, Gama 3x3 Itabiritense, apito de José Mauricio Oliveira, auxiliar Geraldo de Oliveira Andrade e Wagner Reis Maciel, Leonardo 2 e Lucas Marcaram para o Gana e Adriano, Mamaco e Gian para o Itabi ritense. Marcos do Gana e Leonardo do (G) e Leone, Robert, Manoel, Mamaco, Marcelo e Adriano (Ita) No outro jogo o Aliança (Circulista), venceu o União por 3x1 Geraldo Oliveira Andrade apitou. Wesler Amorim 2 e Carlos Alberto, marcaram para o Aliança, Igor marcou para o União. Igor do União e André Luiz (Aliança) foram expulsos. Cacá e Guimarães do União e Weslei, Diego, Glauber, Eduardo, Reginaldo e Valério receberam cartões amarelos. Penharol e São José lideram a chave A com 5 pon- tos, Esperança tem 4, Dephi, 1 e CASEMI 0 Na chave B, o lider é o São Ge raldo com 6 p. ganhos, Itabiritense 4, Aliançae União 3 e Gama 1. Artilheiros, Jenilson do Penharol 4 gols, Mamaco (ITA) 3 Caique e Jean Carlos (S. José), Admilson e Paulinho, Beto (Esperança) e Leonardo (GA) e Weslei (Aliança) 2 gols cada. Domingo dia 11 jogaram na àgua fria, De- phi x Casemi - Esperança x Penharol. Mais uma vez estou agradecendo aos meus amigos, o apoio que tenho recebido com respeito às noticias que recebo para a divulgação, Preto, Guilherme, Moacir a Secretaria de esportes, os clubes que sempre estão mantendo contanto pois hoje ten- ho dificuldades para acolher informações. “Quem tem amigos não morre pagão”. Grato a todos. Terminou a Taça Cidade de Itabirito de Futsal e que teve o Tapajós se sangrando uma vez mais campeão da promoção, ao vencer o vice campeão o TOC por 11 x 4, o Coró ficou em 3º lugar ao vencer por 11x 10 o U.S.A, que ficou em 4º lugar todos foram premiados com troféus.Itabirito, tem condições de fazer um trabalho digno da cidade no futebol, basta tirar das competições, pessoas, cujo interesse só de levar vantagens, como ficou conhecido o craque do passado Gerson, hoje comentarista da Rede Globo de Televisão.

PÁGINA II

MOVIMENTOS MARCARAM DESFILE CÍVICO

Não poderíamos deixar de fazer alguns comentários curiosos que marcaram o desfile cívico. Não acho viável, manter a tradição e continuar sacrificando crianças e jovens com esse desfile pela manhã do dia 07.  Já está na hora de “repensar” em colocá-lo a tarde uma vez que a maioria dos jovens participaram de um evento promovido na Praça da Estação na virada da noite e madrugada do dia 06.
Os alunos do CEFET fez “feio” demais e acabou sendo alvo da opinião pú- blica, eles não tem culpa do que fizeram, com certeza houve uma obrigação  para que todos estivessem no desfile, resultado a maioria desfilou com de- sânimo e muita má vontade, a direção da escola, precisa repensar, que tudo que é feito por OBRIGAÇÃO é pessimo portanto, deveria haver um critierito melhor só vai desfilar quem quizer melhorar suas notas fracas, dai vai quem tiver vontade e quer sair do “atoleiro”;
- O Prefeito fez um discurso só para “enganar” é seu “fetio” continua “ga guejando muito” e muita das vezes as palavras saem da boca errado e sem sequencia, para se ter uma ideia ele cumprimentou todas as autoridades no vamente uma vez  que ja tinha feito pelo mestre de cerimonia, acredito que foi para ganhar tempo, e falou coisas “entendiveis” com isso o sol castigava na cabeça dos presentes.
- muito buraco entre uma escola ou agremeação e outra a equipe organiza- dora que estava de camisa se destacando ao invés de olhar esse tipo de falha percebi muitos no meio dos alunos para “aparecer” talves ensinando a marchar;
- Sempre achei uma “covardia” colocar os meninos da ZONA RURAL para desfilar, muitos saem de madrugada de seus distritos para chegar aqui e fa- zer seus desfiles, ondepor muitas das vezes quase ninguem vê nos passeios porque os pais ficam, do lado e acabam fechando a visão dos presentes. Já está na hora deixar essas criancinhas fora desse evento, eles não merecem sofrer esse desgaste.
- As bandas convidadas deveriam ter chegado mais cêdo, sem muita certeza, deu para entender que elas chegaram atrasado pois muitas corriam para tampar os buracos deixados entre uma escola e outra realmente não entendi.
- A Camara de Vereadores ficou ausente do lado do Prefeito no ínicio do evento pois apenas avistei dois vereadores, Geraldo Mendanha Presidente  da casa Legislativa e Edgar Franzem de Lima, uma demonstração de desequilibrio isso que deu para entender.
Comentarios de Wilson Luiz de Oliveira

PÁGINA IV


ESTRAGO NA NATUREZA PROVOCADO PELA M. SOL

Moradores do Acuruí estão preocupados com vazamento de rejeito da mineradora M. Sol
Um cano explodiu e o material químico altamente toxico, danificou a area do Rio de Pedra em Acurui
Na madrugada de segunda-feira, 29 de agosto o cano que joga rejeito na barragem da mineradora de ouro Msol, pertencente ao grupo canadense Jaguar Mining, atingiu o córrego Paciência, em Itabirito. Após, uma semana do acidente ambiental, nossa reportagem esteve no local, em Acuruí na terça-feira, 06 de setembro e encontrou trabalhadores da mineradora fazendo barragens para contenção do material no córrego. Tivemos acesso ao relatório da empresa em que a mesma afirma que, o tempo de vazamento foi de aproximadamente 3 horas e o volume lançado aproximado de 270 m³ de material no córrego. Conforme relato de alguns moradores, que não quiseram se identificar por medo. Muitos trabalham na empresa. A Msol teria disponibilizado um caminhão pipa com receio de contaminação da água do balneário. No relatório da empresa, a mesma afirma que "disponibilizou a partir do dia 30 de agosto 180.000 litros de água potável para abastecimento dos reservatórios do Clube Rio de Pedras localizado na margem do lago da barragem." Para o Médico Raul Damásio Ribeiro de Castro proprietário de umacasa em Acuruí, a maior prova da gravidade do acidente é a disponibilização de caminhões pipas para o Clube "Em conversa com um técnico da Copasa ele constatou uma elevada quantidade de cianeto. A resposta da Copasa foi que não chegou a Belo Horizonte a contaminação. Mas a minha preocupação é com os moradores que utilizam a represa para pesca, criação de animais e irrigação das plantas. Foi despejado material contaminado no córrego. E a maior prova que eles (Msol) estão preocupados com o ocorrido, foi à disponibilização de caminhões pipas para o balneário que usa água da represa para encher as piscinas." Ressalta o médico. Foi constatado também a mortandade de peixes no trecho atingido pelo rejeito.  A preocupação do médico e do sindico do condomínio Lago do Acuruí, Rodolfo Ribeiro Leite é que fatos como ocorrido no dia 29 de agosto, são constantes por parte da mineradora. "Há seis anos que a mineradora está na localidade, e são inúmeros acontecimentos, assoreamentos por jogar dejetos na represa. Em 2008 a empresa tomou uma multa de R$ 20 mil e nada foi feito. Não sei se empresa pagou ou não. Mas o material continua depositado na represa. Quero saber até quando poder público ambiental vai continuar sendo complacente com eles (Msol) e aplicando multas irrisórias e dizendo que eles estão dentro da lei. E eles continuam degradando o meio ambiente." Disse o sindico. Em 30 de julho de 2010, também foi encaminhada, uma denúncia para secretaria de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais sobre ações da empresa.  Com relatórios em mãos o médico e o sindico no dia 08/09 última quinta-feira, entraram com uma ação no Ministério Público. Os moradores se mostraram preocupados com omissão da mineradora, segundo um morador, eles não foram informados de nada "ficamos sabendo do ocorrido, porque pessoas que passaram próximo ao córrego viram como estava a água, turva e espessa. Se não fosse a observação dos moradores, poderíamos ter utilizado a água contaminada sem saber." Falou um morador.   Em conversa com trabalhadores da mineradora, fomos informados que houve falha humana. "O supervisor do turno da madrugada deveria ter trocado uma peça, que deve ser trocada pelo menos três vezes por dia, porque o material é corrosivo. Ele (supervisor) assumiu o erro e foi mandado embora. Mas, não há perigo, os peixes que morreram eram pequenininhos, não aguentam muita coisa." Relatou o trabalhador.  O engenheiro de processos da Msol, Luiz Henrique Gonçalves Araújo, descartou que o rio tenha sido contaminado. "O cianeto que nós usamos é inertizado. Estamos fazendo toda a recuperação do local. As denúncias são improcedentes", rebateu. A Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa-MG) informou que análises feitas no afluente do Rio das Velhas não apontaram nenhuma contaminação nas águas que abastecem a Capital.

PÁGINA III

FALTAM REMÉDIOS - COMPUTADOR E CARROS NA UBS

Um internauta pediu que nossa reportagem, fosse até a Unidade Básica de Sáude do bairro Nossa Senhora de Fátima, averiguar a falta de remédios (segundo o internauta falta carro para transportar remédios até a Unidade) e computador para atendente da farmácia.

Internauta - Decepção, vocês do Site BM Notícias deveriam passar na UBS do Nossa senhora de Fátima (Populares) para ver o que esta acontecendo. Eu vi, não tem soro, falta trazer remédios da Prefeitura para a unidade, falaram que não tem carro e o pior deixam de fazer as visitas nas casas. Outra coisa, o computador da menina da farmácia que já era velho agora tiraram ele. Fomos até a Unidade conversar com a Supervisora Anelir Fabiana que nos deu as seguintes respostas: "Esporadicamente, pode faltar algum medicamento, mas, o problema é rapidamente resolvido." Disse a Supervisora Ela relatou que houve um breve período que faltou soro na Unidade e que no momento o fornecimento do produto, foi normalizado. Veiculo: "No momento estamos sem o veículo para realizar as visitas e o problema já foi passado para secretaria de Saúde que prometeu solucionar o problema, disponibilizando um veículo nos próximos sete dias." (Fomos à Unidade no dia 1º de setembro) Quanto ao computador da farmácia, ela disse que alguns computadores da UBS são antigos e podem apresentar defeito. 
A Supervisora fez questão de frisar que toda a equipe da UBS é extremamente motivada e procura prestar o melhor atendimento possível para a população

PÁGINA VI

VOCE CONHECE O CAE?

Sabe qual é o trabalho desenvolvido pelo Conselho?
O Conselho de Alimentação Escolar - CAE é um conselho fiscalizador da merenda escolar, todo Município tem seu conselho, trata-se de uma exigência do Governo Federal. Para compor o conselho são eleitos, pessoas da sociedade civil-pais de alunos, docentes, representantes de entidades e do Poder Executivo.  A professora, Jussara Sales é presidente do CAE em Itabirito e fala da importância do Conselho e da dificuldade em formá-lo por se tratar de um trabalho voluntário "Infelizmente, a sociedade não tem interesse no conselho, por ser um trabalho voluntário. O conselho é importante, por se tratar da fiscalização da merenda escolar das crianças, nós avaliamos tudo. Fiscalizamos, por exemplo, os fornecedores. Recentemente, tivemos em um açougue que, fornece a carne para o Município, para chamar atenção quanto o não cumprimento adequado da quantidade de carne." Disse a presidente. O cardápio dos alunos é fiscalizado conforme orientação do Governo Federal. Os conselheiros visitam as escolas e notificam caso haja algum problema. Sem a formação do conselho que se modifica a cada quatro anos, o município não recebe a verba do Governo Federal destinada à merenda escolar. Segun do a presidente a merenda do município é de qualidade. Interessados em conhecer o trabalho do CAE e saber como está à qualidade da merenda de Itabirito, podem participar da reunião que é aberta ao público. O encontro é realizado toda primeira segunda-feira do mês, na Casa do Professor, localizado na rua José Sans, nº51 às 15h00.

PÁGINA I


MINHA OPINIÃO

Realmente a palavra mais fácil de ouvir, ultimamente, daqueles eleitores que votaram no atual Prefeito é a seguinte "O Prefeito está deixando a desejar" ou "Estamos arrependidos de termos votado nele". Na verdade o que aconteceu, e que o Prefeito para se eleger, prometeu "mundos e fundos" e hoje ele não consegue cumprir com sua palavra, de "MACHO". Como ele tanto falou durante a campanha eleitoral aos seus eleitores. Faço sempre a seguinte pergunta: Será que o Prefeito, consegue deitar e dormir tranquilo todos os dias?
O Secretario de Desenvolvimento Econômico Sr GERALDO MAGNO comentou recentemente, no seu programa na tal rádio "clandestina", que esteve na Policlínica para um tratamento de saúde e ele foi muito bem tratado, elogiou médicos e enfermeiros etc...
Muito interessante o pior que ele saiu falando que a SAÚDE DA CIDADE ESTÁ OTIMA, depois dessa passagem na Policlínica que ele mesmo, quando  Prefeito inaugurou. O senhor com certeza está totalmente na contra mão da opinião do povo, e  continua querendo enganar, como sempre. Sr Geraldo, "não faça com outros, o que não quer faça conosco", pense nisso! Antes de ir para um veículo de comunicação mesmo "clandestino" e "parcial" e  dizer que se foi bom com você, será que é bom para todos? Como homem público tanto de rádio, como político, infelizmente, o senhor não acompanha o povo para medir suas opiniões. Posso falar com base, eu mesmo canso de usar o serviço público e nunca fui mal tratado principalmente dentro da Policlinica (Sta Efigênia). Inclusive já cansei de elogiar os profissionais de saúde do qual me olharam com devido cuidado e carinho, isso não me omitirá em questionar, pelos outros. Toda vez que estive lá, inclusive, para cuidar dos meus pais em estado de urgência, fomos muito recebidos, isso não se discute. Nós da IMPRENSA temos que ser RADICAL naquilo que vemos, mas DIZER QUE TA BOM O QUE NÃO ESTÁ é "enganar a si mesmo".
A SECRETARIA DE SAÚDE TEM SIDO COVARDE COM O POVÃO, eles agem de qualquer maneira e coitado de quem precisa do tratamento de SAÚDE dessa PREFEITURA. A única coisa que posso falar para acalentar os corações dos Itabiritenses é QUE FALTAM QUINZE MESES PARA ESSE GRUPO POLITICO INCONCIENTE AFASTAR-SE DA PREFEITURA, E QUE SE ELEJA UM GOVERNO QUE PENSA MAIS NO POVO E QUE SEJA A ULTIMA VEZ QUE NOSSO POVO CAIA NA CONVERSA DE GRUPOS POLITICOS QUE PENSA NELES SOMENTE.
SE DEUS QUISER PARA MIM PODE GANHAR QUALQUER PREFEITO DESDE QUE FAÇA BONITO PARA O POVO. FICAREI SATISFEITO, POR ISSO ESTOU PENSANDO SERIAMENTE A ME TORNAR PRÉ-CANDIDATO A UMA CADEIRA NO LEGISLATIVO (VEREADOR) SÓ PARA FICAR MAIS PERTO DO GERENCIAMENTO DE TODAS AS SECRETARIAS DO POVO. 
A atual gestão pública "fala bonito" sobre aquilo que estão fazendo, mas mostram-se indiferentes para o povo. Pois, eles mesmos são culpados porque não dão estrutura para que aconteça. Tanto o Sr Geraldo Magno como o atual Prefeito, estão completamente por fora s desse assunto ou então querem "enganar". Afinal eles estão GANHANDO MUITO BEM O DINHEIRO DOS COFRES PÚBLICOS, para achar que estão bem em tudo.
Acontece que o POVO ESTÁ VENDO OU SENTINDO, enquanto seus "BOLSINHOS ESTÃO GORDINHOS". Eles nunca imaginaram em ir consultar num posto da U.B.S. e ter que pegar remédios em outro posto como ouvimos diariamente queixas do povo principalmente dos que moram longe da sua UBS.
Tanto o Sr Prefeito como sua equipe não precisa disso eles tem carro, dinheiro e plano de saúde, pode ser atendido a hora e quando quiser, pra que depender dos serviços públicos? Mas e quem PRECISA, será que eles já imaginaram? Imagine a  falta de médicos nos postos das U.B.S, como a exemplo no bairro Nª Sª de Fátima, o local onde se mais reclama pela falta desse serviço, outro fato, é o serviço do MEDICO DE FAMILIA, será que tanto o Prefeito como Sr Geraldo Magno não estão se fazendo de "bobo", será que eles não sabem que temos muitos doentes acamados outros sem condições de ficar em translado para aqui ou para ali. E A PREFEITURA  NÃO TEM CARRO PARA  FAZER VISITAS? Isso é SAÚDE??? Por isso que perguntei no início se o Prefeito dorme tranquilo, pois enquanto eles dormem, muitas pessoas ficam nas filas às 03:00 ou 04:00 hs da manhã. O pior nem todos recebem fichas para serem atendidos, na maioria das U.B.S  apenas dez fichas. Isso é saúde Sr Prefeito? ISSO É UMA VERGONHA!  COITADO DE QUEM É POBRE  FINANCEIRAMENTE E PRECISA, do Serviço Público, sem contar os exames que muita das vezes a pessoas,  morrem e o medico não chega a ver o exame  por causa da demora. Afinal a SAÚDE DO PREFEITO É A SEGUINTE QUEM É POBRE TEM QUE  "PASTAR"  NÃO É SENHOR PREFEITO? Não precisa-se ir longe, quantas pessoas tiveram que conseguir na JUSTIÇA através de MANDATO  DE  SEGURANÇA  para conseguir uma vaga dos  seus parentes próximos, numa U.T.I. ou C.T.I., ao invés de  terem mais BOA VONTADE da própria  Secretaria de  Saúde em  correr para conseguir uma vaga sem precisar DESSA VERGONHA. O SECRETARIO "RIDICULO"  DE  SAUDE  disse  naquela  entrevista do  "Agito mais" publicado nas duas últimas edições que ele tem ADMIRAÇÃO PELO PREFEITO MOTA, enquanto ele sente "admiração pelo Prefeito", o povo fica " largado" pois  não alcançaram uma saúde, viável enquanto esse grupo político estiver na Prefeitura. A indenpedência de um país e de uma cidade deveria ser para o beneficio do povo. Que independência é essa que estamos comemorando justamente no aniversário da cidade? O Sr Geraldo Magno falou uma grande "besteira", mostrou "IGNORAR", a realidade, da Saúde do nosso município. Independente faz com “QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS” e ele sabe disso foi o SLOGAN do seu governo (1992/1996) me admira achar que a saude está boa se ela foi rebaixada desde 2009.